A primeira consulta com oncologista

Depois de confirmado por uma biópsia (que dói pra caramba) que o nome e sobrenome  do meu câncer era "adenocarcinoma de pulmão de não pequenas celulas"; fui para minha primeira consulta oncológica. (Algo que nunca considerei fazer na vida)

Enfim, fui indicada a uma médica e quando entrei no consultório só conseguia pensar em uma coisa: "vou saber quanto tempo tenho".

Ilusão. A resposta que tive foi decepcionante no momento.... "não se pode prever, cada caso é um caso"

Como assim? Quantos e quantos filmes já assistimos e o médico olha bem dentro dos olhos do paciente e diz "você tem um dia, um mês, um ano..."

Mas isso é nos filmes.  Aliás filmes que exageram no drama, afinal sem o drama qual seria a graça  e o lucro

Mas, voltando  á consulta. A médica explicou em detalhes  o porque não  podia me dar um prazo. O resultado do meu tratamento, e de qualquer um com câncer ou outra doença  depende de como o corpo vai responder ou resistir ao remédio,  o quanto aquele específico remédio vai dar resultado por quanto tempo, ou seja: não é uma dor de cabeça que você toma um remédio  e tem a certeza que vai passar em alguns minutos. É muito mais complexo. Não é como nos filmes.

Outra coisa que pergunte foi: e os 06 meses que vi na internet?

A Dra me lembrou que em uma estatística genérica entram todos os casos. Pessoas que só descobriram quando o câncer já  tinha atingido totalmente um ou mais órgãos, pessoas que além do câncer tinham outras doenças agravantes, pessoas que se recusaram a fazer tratamento etc etc. 

A consulta demorou quase duas horas e naquele dia, e até Hoje, ela respondeu todas perguntas que eu tinha. Ou pelo menos aquelas que tinham respostas.

Por exemplo, não, atualmente você não fica como no filme "the bucket  list". Eu não iria me arrastar de quatro ao banheiro ou dormir abraçada à privada como tinha visto no filme Jack Nicholson  fazer e era assim que me imaginava dali pra frente.

Meus cabelos poderiam ou não cair... não caíram até agora. E pra meu azar, pelo menos os ponto de vista leigo, não perdi 1 quilo.... só ganhei!!!

Sai da consulta satisfeita com a médica, mas um pouco frustrada com a falta de respostas.... Mas  o que mais me consolou  quanto a minha pergunta de quanto tempo, foi  quando ela me lembrou que, na verdade, quem sabe quanto tempo temos?

Finalmente, após toda a consulta, era a hora de minha primeira químio.... Mas essa fica para a próxima  postagem.

Comentários