A QUÍMIO NÃO É BICHO PAPÃO!

Toda primeira vez é meio estranha, principalmente quando  cercada de medos, expectativas ruins.  A quimioterapia não é diferente! Na verdade a quimioterapia é precedida por uma má  fama como se fosse um mal; mas é uma das formas de tratarmos a doença.

Vou falar aqui de como acontece a quimio; pelo menos a minha e as de outras pessoas que conversei a respeito.

Não é tão terrível quanto parece. É chata, muitas vezes longa e entediosa. Mas muito parecida com tomar soro em um hospital. É colocado uma "agulha" em seu braço, e de lá vem a tal químio. Em forma de soro. É isso. Não sai "rasgando" sua veia e você não desmaia ou sente dores. A dor mesmo é a agulhinha que, como disse, igual a tomar soro em hospital.

No máximo, a gente sente o braço um pouco gelado, porque o remédio é gelado e porisso  pode se sentir um pouco no braço a mesma sensação que você sente quando segura uma garrafa d'água gelada. É por pouco tempo. só isso.

Noto que as pessoas confudem  o procedimento de fazer químio, com os possíveis efeitos colaterais e daí o medo da químio que na verdade  me parece bem simples.

Agora o que é mesmo MUITO  chato durante a químio e dicas para melhorar:

1. Tédio.  A químio Pode levar  horas. Então não esqueça: celular/ipad/tablet carregado ou um bom livro. Melhor um livro bom e leve, afinal segurar um livro de 300 fls com uma mão só não rola.

2. Fone de ouvido.  Lembre que outras pessoas podem estar perto de você. Leve sempre seu fone de ouvido.

3. Garrafinha de água. Nem sempre  onde você for fazer a químio terá água á mão. Tenha certeza que o hospital lhe fornecerá água logo no início, ou leve a sua própria garrafinha.

4. Biscoitos, um sanduíche leve. Não posso afirmar se em toda quími o se pode comer. Na minha podia e na imuno também. Na verdade, é melhor porque o estômago vazio pode ser motivo de enjoos e você culpando a químio. Em alguns hospitais é servido lanche durante a químio, mas melhor se informar e perguntar a seu ou sua oncologista se você poderá comer algo. Eu não sabia e levei maior susto quando chegou um belo misto quente para mim durante a químio!

5. Aos acompanhantes: a químio as vezes dá sono, as vezes queremos conversar para passar o tempo. É bom perguntar para saber como nós estamos nos sentindo ;)

6. Pensamento positivo! Quando fiz a minha primeira químio chorei a metade do tempo. Não porque doesse, mas porque era a abertura das olimpíadas de 2016 e eu tinha planejado ir. Em vez disso, estava ali, começando um tratamento. Não me ajudou. Hoje passo o tempo de minha imuno (para nós leigos é igual quanto a forma de fazer) ou cochilando, ou surfando no insta ou vendo TV. Nada de pensar em coisas tristes, fazer contas ou sentir falta dos netos ou dos filhos naquele momento.

É isso. Veja a químio como amiga, que está ali para lhe ajudar a tratar sua doença.  No próximo vamos falar sobre os pós químio ou imuno , e algumas coisas que aprendi sobre isso nos últimos 2 anos.

Se alguém tiver sugestões para assuntos a serem abordados ou perguntas fique a vontade!

Comentários