EFEITOS COLATERAIS SÃO UM SACO!!!


Como disse no texto anterior, fazer químio não é esse bicho de sete cabeças


Mas não dá pra dizer que os efeitos colaterais não existem. Claro, existem, mas a intensidade da "Ressaca" e o tempo que ela dura varia muito, depende de que tipo de químio, e tipo de pessoa. Para cada tipo de tumor e para cada pessoa , existe uma químio diferente. Umas fazem o cabelo cair, outras não. Umas dão náuseas, outras não, umas emagrecem.....outras não!

E a boa nova: atualmente antes da químio você já toma remédios para o enjoo, para eventual diarreia etc etc. No meu caso, não sinto enjoo (provavelmente por causa dos remédios) nem tive diarreia, nem caiu até hoje, meus cabelos. MAS religiosamente uns 03 dias após fazer a químio, eu tinha uma moleza no corpo muito grande, não era dor, nem passar mal, eu apenas não conseguia sair da cama. Era como se uma pesada gripe, mas sem espirros ou tosse; tomasse conta do meu corpo por exatas 12 horas...após esse dia, voltava a atividade normal. Também tive *muita* prisão de ventre.. Em ambos os casos levei tempo para relacionar o que sentia com a químio. Culpava a gripe, a alimentação, mas não a químio!


Dica do dia: se for fazer químio, imuno, ou qualquer outro procedimento, converse com o seu oncologista em detalhes quais serão os efeitos e, principalmente, fique atento aos recados que seu corpo manda. Antes de se definir como tendo comido demais; avalie a possibilidade de seu corpo estar reagindo ao remédio. Importante é manter em mente que todos os efeitos são temporários; e mais cedo ou mais tarde, passam. (Como tudo nessa vida). Também se adequar um pouco, aprender a conhecer melhor os alertas do seu corpo, nada deve ser relegado como sem importância. Existem ótimos remédios para qualquer efeito, e mesmo os mais chatos como a queda de cabelo, devem ser visto como um caminho para a cura ou melhor qualidade de vida, na convivência com a doença crônica do câncer.


Enfrentamos vários " efeitos colaterais" ao longo de nossa vida. É um pós cirúrgico dolorido, é um trauma que depois nos obriga a doloridas fisioterapias ou mesmo anos de limitações de mobilidade. Sim, as vezes a químio Pode ter efeitos colaterais desagradáveis.


Mas o efeito dela direto: atingir o câncer; vale a pena não é?

Comentários